quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A história das coisas

Este vídeo (clique no título) mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.

Não é utópico, é mais realista do que muitas teorias em contrário.

Acreditar não basta, temos que agir. Não adianta nada olhar, achar bonito e esquecer.

O que você vai fazer para mudar isso?

Eu tive a oportunidade de conhecer uma teoria, ou melhor, um estilo de vida chamado Simplicidade Voluntária através do livro de mesmo nome de Duane Elgin. Identifiquei-me com a proposta e estou a cada dia aumentando minha participação e me adequando a essa demanda urgente do nosso planeta. Tenho três sobrinhos e não gostaria que nem eles nem seus filhos sofressem as consequências das minhas inconsequências, desse mal hábito que temos de fazer as coisas e tomar atitudes sem pensar sobre a razão de serem assim. À direita da tela está o meu "perfil", abaixo da figura. Está aí há 4 anos, desde que comecei o blog, e continua sendo a grande verdade daquilo que vivencio no meu dia a dia.

Penso, penso, penso. Por que e como fazer diferente?

Já ouvi de amigos, pessoas inteligentes, perspicazes, boas, dizendo que desligar o chuveiro enquanto nos ensaboamos não leva a nada. Usem a internet, pergunte ao google sobre estatísticas de desperdício e aproveitamento da água, por exemplo. Talvez você se impressione. Você desligou as luzes quando saiu da sala para o quarto? Deixou a geladeira aberta enquanto se servia da água? Pense...

Ainda acha utópico? A grande barreira a que as coisas aconteçam são os próprios agentes, ou seja, nós. Você assistiu no vídeo, não foi? Aquelas pessoinhas ao lado de todos os componentes maiores do sistema. Se acha utópico é porque sentiu aquele aperto no peito ao pensar que não vai trocar de celular esse ano ou que não vai comprar aquela blusinha linda que viu na vitrine, ainda que se torne mais uma a viver pendurada no cabide. Tenho certeza de que não é isso que o torna mais feliz.

Pense e faça alguma coisa.

Tenha bom senso. O vídeo e simplicidade voluntária não propõem nenhum radicalismo, propõem apenas um EQUILÍBRIO.


BIBLIOGRAFIA

ELGIN, Duane - Simplicidade Voluntária, Pensamento-Cultrix, 1998. original: 1993.

Nenhum comentário: