sábado, 3 de julho de 2004

Quero aqui humildemente confessar que sofro de um mal terrível. Eu sou uma daquelas pessoas que carrega o mal de não gravar nomes e muito menos de relacionar a pessoa ao nome, ainda mais se já estão passados longos tempos que não vejo a referida figura.
Juro que tenho tentado deveras* mudar este que se tornou um hábito, mas todas as coisas que já tentei fazer ainda não tiveram muito êxito; inclusive prestar atenção. Eu até chego a repetir depois da pessoa o nome dela, mas isso não reforça a lembrança.
E vejam só se não é uma ironia do destino o que me aconteceu no final de semana passado. Conheci uma garota - humm...humm...sem comentários maiores, digo, mais detalhados dos fatos -, nos apresentamos, conversamos um pouco e quando tentei chamá-la pelo nome, vazio. Já começava a me desesperar quando, para minha sorte, ela mesma falou seu nome enquanto contava uma situação passada em sua casa. Ufa! O alívio nesses momentos é incomparável, é como ser salvo de um afogamento e pela pessoa que te empurrou.
É, mas minha alegria durou pouco. A pessoinha estava me contando que já foi casada e tem um filho. Aí, eu, não contente com o que já tinha acontecido, fui me menter a perguntar o nome da criança. E como um aviso de que o que estava por vir não seria um nome qualquer, ela já foi dizendo em tom de advertência: "É um nome egípcio", e soltou o nominho. Antes não tivesse aprendido a ser educada e a perguntar o nome das pessoas, fala a verdade, ou, como no popular e bom português, fala sério.
Bem, até o momento não me ocorreu nenhum traço, nenhuma pista de qual era o nome do garoto, só me lembro que ela disse que significa "a luz do mundo". Vou contar que na próxima vez que nos encontrarmos, a guria vai contar alguma outra história e vai soltar o nome do erê dela. Podem ter certeza que eu vou perguntar de alguma história do bacuri.

* estou usando este deveras em homenagem a Machado de Assis que tenho lido muito ultimamente; quero agradecê-lo por me fazer amar ainda mais a Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: