sábado, 3 de julho de 2004

Um dos motivos pelos quais eu gosto da Língua Portuguesa é o fato dela ter uma palavra admirada no mundo inteiro - saudade. Esta palavra foi ranqueada em terceiro lugar das que conseguem exprimir a idéia mais complexa. É verdade, aconteceu um concurso onde dezenas de tradutores do mundo inteiro fizeram suas listas com as dez palavras mais difíceis de se traduzir o significado.
Achei a idéia do concurso interessante. O primeiro lugar, aliás justo, ficou com uma palavra de um dialeto africano que designa a pessoa que perdoa alguém por duas vezes, mas que pela terceira vez não perdoará mais. Específico, não? Pode!
Também gosto da história que há sobre a origem da Língua Portuguesa. Conta a lenda que nossa língua, essa que herdamos dos patrícios, os lusitanos, era um código usado entre os navegadores-piratas-lutadores daqueles tempos para se comunicar. Qualquer coisa para que os inimigos não soubessem seus planos. Dever ser por isso que rolam essas complicações de sintaxe, grafia e tudo o mais nessa língua.

Nenhum comentário: