sábado, 3 de julho de 2004

"Um ser humano só vira santo mesmo, depois de morto", foi isto que me passou pela cabeça quando vi a notícia da morte do Brizola na TV há mais de uma semana atrás.
É incrível este fenômeno religioso-jornalístico que acontece quando alguma figura ilustre vai dessa para melhor. A diferença desses casos para os santos reconhecidos pela Igreja é que, pelo menos estes últimos, necessitam de confirmação estatística para subirem na hierárquia sacra, isto é, faz-se necessária uma petição do povo com abaixo-assinado e também, como um pedido feito num site na campanha por um novo santo: "Será também necessário que numerosos Bispos escrevam a S. S. o Papa pedindo-Lhe a canonização e manifestando o interesse que o Povo tem por este assunto e as vantagens espirituais para a sua diocese".
Até a igreja se rendeu aos métodos inescapáveis da ciência empírica moderna para dar maior credibilidade aos seus produtos. Como todo bom negócio, ela não abre mão da procedência e qualidade da sua mercadoria para garantir a satisfação e lealdade da clientela.
Mas eu queria chamar a atenção para uma coisa que sempre me encanou: por que diabos eles chamam o João Paulo de "Sua Santidade 'O' Papa"? Por que "O"?. Com ceteza não para definir o gênero de com quem se fala, afinal Papa só pode ser homem e essa é mais uma das máximas da igreja. Então, mas ainda não me passou na cabeça nenhuma razão para o "o" do Papa, a não ser o fato de poder ser esta designação uma forma de reafirmar a exclusividade deste representante de Deus na terra em ter este título. Ele é "o" Papa, como "o" cara. Será que é por isso? Ah, não faço idéia e, quer saber, que fucking importância tem esse assunto, nenhuma.
Mas vocês acreditam que até cheguei a sonhar com alguém tentando me explicar porque desse "o". Oh, mente insana, não tem mais com o que se preocupar! Faça-me o favor...
Agora, só mais uma coisinha, gostaria de lançar o bolão: Quem será o próximo a bater as botas? Me desculpe, mas acredito, por razões óbvias, que Karol Wojtyla, o cara, é o top.

Nenhum comentário: