quarta-feira, 5 de maio de 2004

Para não dizerem que este blog não tem nada de útil, vou fazer algumas recomendações para alimentar a alma de cultura.

Todas as segundas-feiras, na TV Cultura, à meia noite começa o "Universidade da Madrugada". Primeiro passa, todos os dias o "Contos da Meia-noite" (que também passa às 20h) com ótimos textos da literatura mundial interpretados por grandes atores do plantel nacional, tipo Antônio Abujanra, Matheus Nachitergaile, Marília Pera, Fernanda Torres, Giulia Gam, Maria Luisa Mendonça e outros.
Já às segundas-feiras, meia noite e quinze, passa o "Balanço do Século XX", uma palestra televisionada sobre pensadores que influenciaram a construção das idéias do século passado. Já foram apresentados dois programas, sendo um pelo psicanalista Ney Branco sobre o Freud e outro pelo prof. de Ciências Políticas da Usp Gabriel Cohn sobre Weber. Os dois programas foram muito interessantes, os palestrantes muito bons e o próprio programa tem um formato que favorece a absorção dos conceitos. Dá até vontade de anotar...eu, no caso, estou gravando os programas...
Meu blog também é cultura!
Achei legal uma idéia do Weber. Segundo ele, a sociedade é, fundamentalmente, um campo de forças, dinâmica, que gera tensões, cuja função é a construção de vínculos persistentes entre os homens. Gostei desse conceito porque ele explica a noção de ser humano como ser social, que tem na relação com o outro fonte fundamental de existência.
No meu caso, alguns dos outros com quem gostaria muito de me relacionar estão longe, espalhados, literalmente, pelo mundo. E, como para continuar existindo, ando passando muitas horas do meu dia conectada à internet, lendo enlouquecidamente minhas caixas de e-mail (tenho 3, nem sei para que tudo isso!), logada no MSN e, mais recentemente, links de comentários do blog para meu e-mail e visitando os blogs dos amigos. Tudo na tentativa de continuar me relacionando. Só espero, sinceramente, que este relacionamento virtualziado não mantenha esta condição. Que possamos, por circunstâncias, mesmo que as do acaso, voltar aos bons tempos de nossa amizade.
Voltando a falar no século passado, nossa amizade nasceu no longíquo século XX...olha só!
Caramba, acho que eu fiz uma associação de idéias meio ousada, né? Fui de Webber à nossa amizade, ou seja, esse isolamento está mexendo com os meus miolos...

Mudando de assunto, vejam só. Estava atualizando algumas coisas no pc pelo site da Microsoft quando me deparei com o número estrondoso de línguas para as quais o Windows já foi traduzido. São elas: francês, espanhol, italiano, sueco, holandês, noruegues, dinamarquês, finlandês, tcheco, polonês, português, húngaro, russo, grego, turco, chinês, coreano, japonês, inglês, alemão, tailandês, árabe e, acreditem, hebraico e vietnamita. Alguém tem dúvida de que a globalização já está instalada?

Só para terminar, uma frase que recebi do instrutor no curso on-line de empreendedorismo que estou fazendo: "O que quer que possa fazer ou sonhar em fazer, comece-o. Existe algo de genialidade, de poder e de magia na coragem...", Goethe.

Nenhum comentário: